O gerenciamento de resíduos sólidos auxilia no descarte consciente, nas boas práticas para a coleta deles e na preservação do meio ambiente.
Porém, mesmo sendo regulamentado uma lei para que isso fosse cumprido, ainda observamos um longo caminho para que todos possam se conscientizar em relação à reciclagem.
Quer saber mais sobre a importância do PGRS? Então, continue lendo que vamos contar tudo para você!
O que é PGRS?
O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos minimiza e identifica os desperdícios e ajuda a causar menos impacto na natureza.
Ele é considerado segundo a Lei nº 12.305/10, que institui o PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), como um conjunto de ações exercidas nas etapas de coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição. E todos os órgãos licenciados precisam ter o PGRS para conseguir fazer a emissão de licenças e alvarás.
Dessa maneira, evita os riscos para a saúde das pessoas e também auxilia na reciclagem dos materiais.
O que diz a Lei nº 12.305/10?
A Lei nº 12.305/10 surgiu para educar a sociedade e os setores públicos e privados, no gerenciamento dos resíduos sólidos. Com isso, evitar os impactos ambientais pelo descarte inadequado de lixo.
Mesmo com o surgimento da lei, é observado que os resíduos sólidos ainda são descartados de forma inadequada.
Dessa forma, a lei enfrenta vários desafios para que todos os materiais descartados possam ser aproveitados e, até mesmo, reciclados. E assim, evitar todos os impactos negativos que o descarte incorreto pode trazer a natureza e a todas as pessoas.
Infelizmente também observamos que vários municípios não incentivam a separação dos materiais que podem ser reciclados.
Ou seja, falta empenho das Prefeituras e dos Governos para incentivar a separação de materiais, ou falta de recursos da mesma para viabilizarem a reciclagem de maneira correta.
O que deve conter no PGRS?
O PGRS deve conter todas as informações sobre o gerenciamento de resíduos em qualquer tipo de estabelecimento, como as seguintes atividades:
- transporte;
- construção civil;
- serviços de saúde;
- saneamento básico;
- todas as atividades que gerem resíduos perigosos e de grande volume.
Porém, qualquer atividade pode precisar do PGRS se a legislação da localidade solicitar e não somente as mencionadas acima.
No PGRS, deve estar descrito o local, a atividade, a classificação e a quantidade de resíduos gerados. E também, como os resíduos são acondicionados e armazenados, bem como o nome dos responsáveis pelo transporte, tanto interno como externo.
Dessa forma, é preciso também conter a apresentação de alternativas para a reciclagem, reutilização e redução dos resíduos sólidos.
Você sabe qual é a importância de fazer o PGRS?
O PGRS é importante para garantir:
- o controle interno;
- o aumento da eficiência do gerador;
- traz benefícios financeiros ao empreendimento;
- faz o mapeamento das áreas de consumo excessivo;
- diminuição da carga de trabalho dos equipamentos e também da equipe de trabalho;
- preserva a natureza;
- protege a saúde de todos os seres vivos;
- cumpre todas as responsabilidades socioambientais e sustentáveis.
Percebeu como o PGRS é importante e pode auxiliar em todos os setores? Que tal compartilhar o artigo para que outras pessoas saibam mais sobre ele?