Investigação confirmatória: a prevenção é um bom negócio

Investigação confirmatória é uma atividade cujo a qual é executada a fim de estabelecer se uma área em específico se encontra de alguma forma com o seu solo contaminado. A Lelis Ambiental, empresa especializada nessa prática elaborou um conteúdo para você se informar melhor a esse respeito. Acompanhe.

Realizar a investigação de áreas contaminadas é uma prestação de serviço não somente necessária, como prudente para quem a efetua, uma vez que ela é capaz de proporcionar benefícios consideráveis.

Em contrapartida, a não realização a investigação confirmatória pode acarretar em sérios problemas futuros para uma determinada empresa, razão pela qual cada vez mais essa atividade é procurada pelo mercado.

Visando antecipar os possíveis problemas que a não execução da investigação de áreas contaminadas pode gerar, a Lelis Ambiental, empresa especializada neste serviço preparou o post a seguir. Confira:

  • Investigação de áreas contaminadas: saiba o porquê de sua necessidade
  • Por que a avaliação preliminar e investigação confirmatória são essenciais
  • Saiba como é feita a investigação confirmatória de passivo ambiental
  • Investigação e remediação de áreas contaminadas: uma solução prática
  • Lelis Ambiental: investigação confirmatória CETESB com resultado eficiente

Investigação de áreas contaminadas: saiba o porquê de sua necessidade

Nos últimos tempos cresceu a procura pela prestação de serviço de investigação confirmatória, tendo em vista que a sua não realização pode resultar em medidas onerosas sob vários aspectos.

A começar pelo fato de que a não execução da investigação confirmatória CETESB pode gerar prejuízos financeiros significativos, tendo em vista que medidas futuras dispendiosas terão de ser tomadas para a regularização do local.

Além disso, a investigação confirmatória é uma etapa avançada deste processo e atua de modo a determinar ou não a existência de amostra que aponte algum tipo de contaminação no solo.

Portanto, é possível afirmar que a investigação confirmatória CETESB é uma medida cautelar e que promove vantagens expressivas a empresa que efetua a contratação dessa prestação de serviço.

Por que a avaliação preliminar e investigação confirmatória são essenciais

De modo geral, a investigação confirmatória CETESB é a segunda etapa do processo que investiga e identifica áreas que podem ou não se encontrar contaminadas.

No que se refere a avaliação preliminar, como a sua nomenclatura sugere, é a primeira fase da investigação de natureza confirmatória, na qual técnicos executam averiguações em todas as fontes consideradas potencialmente contaminadas.

Por essa razão, realizar a avaliação preliminar e investigação confirmatória é essencial para a obtenção de dados objetivos quanto ao subsolo da área, examinando amostras primárias de contaminação e outras fontes.

Sendo assim, a fim de que a sua empresa passe a atuar regularmente mediante aos órgãos ambientais e sem qualquer risco de gerar malefícios de saúde aos seus colaboradores e a sociedade, é indispensável a contratação desse serviço.

Saiba como é feita a investigação confirmatória de passivo ambiental

Na prática, o processo de investigação do tipo investigatória passa por etapas específicas, as quais tornam essa prestação de serviço altamente segura e confiável.

Dessa maneira, a Lelis Ambiental, empresa especializada em regularização ambiental estruturou o passo a passo que envolve a investigação confirmatória de passivo ambiental. Veja:

  1. Inicialmente, algumas sondagens são feitas;
  2. Entre as sondagens, estão retirada de amostras de solo de água subterrânea e, quando necessário, vapores;
  3. Análises químicas do material coletado são realizadas;
  4. Por fim, chega-se ao processo de interpretação dos dados levantados;
  5. A partir dos resultados apresentados, pode-se efetuar a confirmação ou não de que existem passivos ambientais em uma determinada área.

Desta feita, o responsável por essa investigação elabora um plano de amostragem, que é seguido da sondagem e da amostragem do solo, bem como instala poços estratégicos de monitoração.

Em seguida, ensaios do tipo hidrogeológicos são realizados, além de recolha de amostras de água subterrânea, análises químicas e, já na etapa final, o relatório conclusivo da investigação ambiental do tipo confirmatória.

Investigação e remediação de áreas contaminadas: uma solução prática

Quando o relatório final desta investigação aponta de fato a existência de áreas contaminadas, é necessário tomar algumas medidas, a fim de remediar impactos ambientais que possam vir a ocorrer.

Desse modo, para que a investigação e remediação de áreas contaminadas obtenha o nível de eficiência esperado, se torna fundamental a contratação de uma empresa focada nessa atividade, como a Lelis Ambiental.

Outro aspecto que cabe frisar é o fato de que essa prestação de serviço é essencial para que ações remediadoras possam ser tomadas com elevado padrão de precisão.

Isso significa que, ao contratar uma empresa experiente nesta função, é possível usufruir de resultados eficientes, reduzindo, dessa forma, eventuais ônus financeiros decorrentes da não observância dessas ações.

Ainda, sendo uma atividade específica, essa modalidade de investigação ambiental é altamente minuciosa em seus registros, chegando a alcançar níveis centimétricos que oferecem um cenário real quanto ao armazenamento de contaminantes.

Lelis Ambiental: investigação confirmatória CETESB com resultado eficiente

Dispondo de corpo profissional altamente capacitado e experiente, apto a exercer as suas atividades com a destreza necessária, como também de maquinário com tecnologia de ponta, a Lelis Ambiental se destaca no mercado atual.

Especializada em consultoria de meio ambiente e de segurança do trabalho, a empresa oferece serviços diversos voltados para regularizar a sua empresa mediante os órgãos ambientais, como a CETESB.

Fora isso, a Lelis Ambiental pratica preços justos e oferece aos seus clientes formas de pagamento facilitadas, o que contribui para que o negócio seja concretizado, sem nenhum tipo de burocracia.

Ademais, a empresa tem como princípio básico o cumprimento dos serviços contratados por meio de contrato firmado entre as partes, fator que gera maior segurança e confiança para quem está na condição de contratante.

Personalização de demandas é outro grande diferencial da Lelis Ambiental, que atua de acordo com as necessidades e demandas que se apresentam em cada um de seus serviços realizados.

Precisa regularizar a sua empresa e quer tratamento profissional para este assunto? Entre em contato com a Lelis Ambiental via telefone, e-mail, WhatsApp ou até mesmo pelo chat de seu site e solucione essa demanda.

Com atendimento direcionado para todo o Brasil, a Lelis Ambiental aguarda o seu contato.

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato


Posts Relacionados

Deixe um comentário

Open chat
Olá, como posso ajudar?
Olá, como posso ajudar?