0
Mensagem enviada!
Aguarde enquanto verificamos suas informações, logo entraremos em contato para atendimento.
Cadastro realizado!
Aguarde enquanto verificamos seu cadastro, logo você receberá nossas informações.
NEWS
18 DE MAIO DE 2017

Segurança do Trabalho / Normas Regulamentadoras / NR 01

A importância da NR 01 do MTB

A importância da NR 01 do MTB

A NR 1 determina que as normas regulamentadoras do Ministério do trabalho, torne-se mandatória às empresas que possuam empregados contratados via CLT
A NR 1 também é uma norma aplicável na prática assim como outras, porém muitas empresas não têm conhecimento de sua aplicabilidade, tornando sua gestão de segurança suscetível a erros administrativos.

Mediante a NR 1 o empregador tem como função:

“Cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho; Elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados, cartazes ou meios eletrônicos; Informar aos trabalhadores sobre: os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho; os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa; os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnósticos aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos; os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho. Permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho; Determinar os procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho”.

Note que a NR 1 orienta material documentado, que poderá ser exigido em fiscalizações ou processos trabalhistas.

Ao empregado cabe:

“Cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde do trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador; Usar o EPI fornecido pelo empregador; Submeter-se aos exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras - NR; Colaborar com a empresa na aplicação das Normas Regulamentadoras – NR”. Como destaca na norma, existem deveres para ambas as partes, empregado e empregador.

Como atender a NR 1:

Para o atendimento a NR 1, no tocante a orientação dos funcionários, será necessária a avaliação de riscos em sua empresa, determinando por função / setor de trabalho, como estes riscos podem afetar a saúde e segurança dos trabalhadores. Após estes levantamentos, é necessário identificar quais medidas foram adotadas pela empresa, para mitigação ou eliminação, e a responsabilidade do empregado nesta medida de proteção, deixando-os cientes dos riscos e como evitá-los.

Segue um modelo para melhor compreensão:

NORMA_REGULAMENTADORA_01_ORDEM_DE_SERVIÇO

Fonte: MTE

Compartilhar este artigo:
Categorias