0
Mensagem enviada!
Aguarde enquanto verificamos suas informações, logo entraremos em contato para atendimento.
Cadastro realizado!
Aguarde enquanto verificamos seu cadastro, logo você receberá nossas informações.
NEWS
19 DE JANEIRO DE 2017

Segurança do Trabalho / Saúde do Trabalho / Treinamentos

Mudanças na fiscalização da NR-12 Máquinas e Equipamentos

Mudanças na fiscalização da NR-12 Máquinas e Equipamentos

No dia 12 da janeiro de 2017 o Ministério do Trabalho e Emprego publicou no DOU (Diário Oficial da União) as novas regras referente a fiscalização da NR-12, destinada ao requisitos de segurança para máquinas e equipamentos. Confira e esteja por dentro desta nova mudança!

Para que serve a NR-12?

A NR-12 (norma regulamentadora 12) definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores e estabelecer requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.

Mudanças na fiscalização da NR-12

No dia 12 de janeiro de 2017 (quinta-feira) foram publicadas algumas mudanças no DOU relativa a fiscalização da norma regulamentadora 12. A norma sempre foi alvo de discussão pelo fato da alta fiscalização sobre as empresas, buscando aumentar a segurança da utilização das máquinas. Para se ter uma ideia a fiscalização dos itens de segurança da NR-12 passaram de pouco mais de 40 itens para 340 itens em 2010.

A mudança principal estabelecida no Diário foi a questão do prazo para regulamentação. Os auditores fiscais continuarão a realizando seu trabalho de garantir o padrão estabelecido pela NR-12, porém agora poderão estabelecer prazos para que as empresas adequem suas máquinas e equipamentos antes de serem multados.

Até o momento, o fiscal ao identificar uma irregularidade, poderia emitir imediatamente autos de infração, sem a possibilidade de conciliação com a empresa, ou seja, independente se a empresa quisesse se regularizar, ela receberia e tinha obrigação de pagar o auto de infração que seria convertido em multa posteriormente.

Porém é importante lembrar que o prazo estabelecido irá depender de alguns fatores conforme diz o artigo 3º:

“Mediante justificativa que evidencie a inviabilidade técnica e/ou financeira, devidamente comprovadas, para atendimento dos prazos fixados no Art. 2º, é facultado ao empregador apresentar plano de trabalho com cronograma de implementação escalonado para adequação.”

Ainda assim, as empresas que não conseguirem cumprir com o prazo estabelecido na primeira visita, poderão pedir a prorrogação para se adequar as regras da NR-12, esse prazo será de até 12 meses, dependendo da complexidade da adequação. Esta condição exclui as situações as quais máquinas e equipamentos apresentarem riscos graves ao trabalhador.

Já nos casos em que o auditor visita pela segunda vez a empresa e identifica novamente a irregularidade, o empregador poderá pedir a prorrogação desde que apresente justificativa técnica ou econômica comprovada, sem receber a multa.

Segundo o portal Contábeis: A alteração visa atender ao interesse de proteção da saúde e segurança dos trabalhadores, além de conciliar com as empresas que têm a verdadeira intenção de regularização, dando a elas a oportunidade de adequação. Ao mesmo tempo, essa mudança estabelece aos auditores fiscais uma maior autonomia durante as fiscalizações.

“O objetivo maior é o cumprimento da norma de proteção, propiciando às empresas espaço para a apresentação das dificuldades técnicas e financeiras que colocam obstáculos à regularização, para busca conjunta de uma solução adequada a cada caso. Os trabalhadores não sofrerão qualquer prejuízo ou ameaça com o novo procedimento”, garante a secretária de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, Maria Teresa Pacheco Jensen.

Fonte: INBEP

Compartilhar este artigo:
Categorias